Confira quem são os pré-candidatos ao governo do Piauí nas eleições de 2022
A menos de três meses das eleições de 2022, oito pré-candidatos já definiram que irão concorrer ao governo do Piauí este ano. Alguns nomes já foram colocados à prova do eleitor, mas a homologação só acontecerá durante as convenções partidárias.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos têm até o dia 5 de agosto para determinar quem serão os candidatos. O A10+ elenca agora quem são os pré-candidatos ao governo do Estado.
O primeiro turno das eleições acontecerá no dia 2 de outubro. Um eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. A votação começará às 8h e terminará às 17h. Pesquisas apontam que as eleições de 2022 prometem ser uma das mais acirradas dos últimos anos.
Veja abaixo os nomes confirmados até o momento:
Rafael Fonteles
Ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles é o escolhido do PT ao cargo de governador nas eleições deste ano. O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB) é o pré-candidato a vice-governador na chapa governista.
É a primeira vez que Fonteles concorrerá a um cargo político. No estado, ele se apresenta como o "menino de Lula".
Sílvio Mendes
Sílvio Mendes é o pré-candidato a governador pelo União Brasil. A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) é a pré-candidata a vice-governadora na chapa da oposição.
Médico e experiente na vida pública, Mendes foi prefeito de Teresina pela primeira vez em 2004 e permaneceu por dois mandatos consecutivos.
Coronel Diego Melo
Coronel Diego Melo é o pré-candidato a governador pelo PL, mesmo partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Em 2020, o militar concorreu à Prefeitura de Teresina pelo Patriota.
Gessy Fonseca
A empresária Gessy Fonseca é a pré-candidata a governadora do Piauí pelo PSC. Em 2020, ela concorreu à Prefeitura de Teresina ficando em terceiro lugar.
Em 2021, assumiu a Secretaria de Economia Solidária da Capital (Semest), a convite do prefeito Dr. Pessoa. Este ano, ela se desincompatibilizou para concorrer ao cargo.
Madalena Nunes
A servidora pública da Justiça Federal, Madalena Nunes é a aposta do PSOL para o cargo de governadora do Piauí nas eleições de 2022. Nunes é membro do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal do Piauí (Sintrajufe).
Ela também atua no Núcleo Piauí da Auditoria Cidadã da Dívida Pública e na Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio no Piauí.
Geraldo Carvalho
O professor Geraldo Carvalho é o pré-candidato a governador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
Ele é presidente do diretório municipal do PSTU em Teresina e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Ravenna Castro
A advogada Ravanna Castro é a pré-candidata a governadora pelo PMN.
Em 2018, ela concorreu ao cargo de deputada estadual e, em 2020, buscou uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.
Gustavo Henrique
Formado em Direito, Gustavo Henrique é o pré-candidato a governador pelo Patriota. Servidor público, ele ingressou na política pelos movimentos estudantis. Gustavo também é administrador e especialista em marketing político e comercial.
Fonte: Portal A10+