Passou no Fantástico: telemedicina pode ser solução para falta de médicos em cidade do Piauí
Uma reportagem do Fantástico, Rede Globo, neste domingo (03/02), mostrou que as consultas por vídeo conferência já são realidade em todo o Brasil. A prática conhecida como telemedicina é uma forma de levar a saúde em locais de difícil acesso.
A cidade de Guaribas no interior do estado sofre com a falta de médicos, com a nova tecnologia, essa realidade pode ser mudada. A repórter Neyara Pinheiro como funciona.
O médico pode estar em um grande centro de atendimento de saúde, realizando um atendimento de forma virtual, pela tela do computador ou smartphone, porém com algumas condições.
O paciente precisa estar acompanhado de um profissional de saúde, com enfermeiro ou técnico de enfermagem. Essa é uma das regras da nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). A resolução será publicada nesta semana trata da telemedicina no país.
Foto: Reprodução/ TV Globo
A primeira consulta de preferência ainda tem que acontecer de foma presencial, e a sequência com acompanhamento pode acontecer por telemedicina. Em casos de difícil acesso até mesmo a primeira consulta acontece a distância.
Em nota, o ministério da saúde informou que até março, as vagas de médicos estarão preenchidas na município de Guaribas.
“Agora em fevereiro teremos a chance dos médicos formados no exterior preencheram as vagas que sobraram após a saída dos médicos cubanos. Ou seja, até março as vagas estarão preenchidas”.
Fonte: 180graus/com informações do Fantástico da Globo
Passou no Fantástico: telemedicina pode ser solução para falta de médicos em cidade do Piauí
Reviewed by Júnior Luz
on
segunda-feira, fevereiro 04, 2019
Rating: