Vereador faz denúncia de roubo dos bens públicos em prefeitura no Piauí
Durante discurso na Tribuna da Câmara, na sessão ordinária realizada na última quinta-feira (26/10), o vereador, Afonsinho Guimarães (PP), denunciou o estado de abandono em que se deparou ao visitar um depósito da Prefeitura de Picos. Na inspeção que realizou no prédio, localizado na localidade Canto da Aroeira, o parlamentar disse ter constatado que vários bens públicos já foram furtados do local.
"Fiquei surpreso quando cheguei [e soube] que tinha 19 centrais [de ar] e equipamentos da UPA [Unidade de Pronto Atendimento] que foram roubados daquele local. E aí perguntamos a um morador se a imprensa não apareceu, a Coordenadoria de Comunicação, [porque] ninguém está sabendo. Já está com um mês que isso aconteceu. Será se foram pelo menos na delegacia fazer o B.O?", questionou o parlamentar.
O vereador lamentou que os equipamentos, adquiridos com repasses federais, tenham sido levados do depósito. Afonsinho ainda pediu que a Prefeitura tenha mais cuidado com os bens públicos, pois os mesmos são adquiridos com recursos oriundos dos impostos pagos pela população. O parlamentar também colocou que um local com tantos bens deve estar sob constante vigilância.
"Se lá é um depósito de todas as secretarias, no mínimo tem de ter um vigilante armado. Lá é um local distante, é um interior deserto. E eu acredito que se for somar o que tem ali dá quase R$ 1 milhão de reais de patrimônio do município", pontuou Afonsinho.
Também segundo o parlamentar do PP, vários carros que estão no depósito tiveram pneus e peças dos motores furtados. "Encontramos quatro Fiats em boas condições de uso, mas que por descuido da gestão perdemos esses bens e nada é feito. Já pensou R$ 1 milhão de bens do município sendo roubados e nada é feito. Ninguém dá uma satisfação. Esse dinheiro é um bem do povo", salientou, acrescentando que no depósito havia vários medicamentos com a data de validade vencida.
"Sei que não é da secretária atual [Socorro Carvalho], porque a data de vencimento dos medicamentos é de 2016. E eu como farmacêutico sei que o único lugar que não poderia ter caixas de medicamentos era naquele local. E esses medicamentos por que foram perdidos? Por que não foram entregues nos Postos de Saúde? Fica a pergunta", pontuou Afonsinho.
Outro lado
O vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, Rinaldinho (PP), confirmou os furtos. O vereador da base explicou que no dia 09 de outubro funcionários da Secretaria Municipal de Saúde foram no depósito e constataram que os equipamentos foram furtados. O parlamentar falou ainda que nessa mesma data foi feito um Boletim de Ocorrência na Central de Flagrantes.
"Logo depois eles foram ao prefeito e a Procuradoria do Município. Foi instaurado, além do inquérito na polícia civil, um procedimento administrativo para apurar se tem o envolvimento de funcionários. E tão logo concluído tanto o procedimento administrativo como o inquérito, será tudo remetido ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal, pois se trata de equipamentos que são comprados e adquiridos com recursos do Governo Federal. Desse modo, a administração não se furtou nem se furtará de procurar os culpados e resolver o problema", encerrou Rinaldinho.
Vereador faz denúncia de roubo dos bens públicos em prefeitura no Piauí
Reviewed by Júnior
on
sábado, outubro 28, 2017
Rating: